fbpx
Jacqueline Santos
  • healthtech
  • saúde
  • Tecnologia

As soluções digitais impactaram nossa rotina em muitas áreas das nossas vidas. Nesse artigo, vamos responder todas as suas dúvidas sobre clínica digital e em como você pode digitalizar o seu consultório e atualizar seus recursos gerando economia e diferencial de mercado.  

Por que ter uma clínica digital? 

A internet mudou as relações humanas. 

Com o avanço da telemedicina, tornou-se imprescindível estar atualizado em relação ao desenvolvimento tecnológico na área da saúde. Portanto, ter uma clínica online é muito importante para estar atualizado às necessidades do mercado.  

Porém, conciliar todas as demandas que envolvem a administração de uma clínica digital pode ser uma tarefa difícil. A automação de processos pode deixar a desejar quando se trata de atendimento diferenciado e padrões de qualidade, quando não implementada da maneira correta. 

É possível aliar qualidade de atendimento à facilidade que o mundo digital proporciona? 

Sim, é possível não só manter a qualidade, como é possível melhorá-la ainda mais! 

É possível prestar serviços de ponta e dominar mercados através da implementação de inovação tecnológica nos atendimentos médicos.  

Um bom profissional de saúde precisa estar a par das últimas novidades para atender seus pacientes da melhor forma possível, mas é claro, transformando seu negócio de forma ética, segura e que eleve o nível dos serviços oferecidos.  

Pensando nisso, nós separamos alguns benefícios para ajudar você a se preparar para o futuro tecnológico da área de saúde. 

Quais os benefícios em ter um consultório digital? 

Um consultório online pode trazer uma lista de benefícios para você e para seus clientes.  

A automação de processos é uma delas, e pode trazer inúmeras vantagens para a sua equipe, como por exemplo mais organização de demandas como agendamento de consultas, administração financeira, insumos, dentre outras.  

Outro exemplo de benefícios de um consultório digital é a diminuição de custos. Essa diminuição é alcançada com uma boa implementação de automação de processos e a utilização correta da telemedicina e de uma plataforma online consistente.  

Além disso, é possível desfrutar do aumento da sua autoridade como profissional de saúde, atento às demandas do mundo tecnológico e com crescimento do volume de serviços consumidos no seu consultório, que trazem um impacto positivo no seu faturamento.  

Outro grande diferencial de mercado é a diminuição de filas, ou seja, trazer mais comodidade aos seus pacientes. Também funciona como um grande diferencial garantir uma boa comunicação entre médicos e outros profissionais da saúde, como enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, dentre outros, e pacientes.  

Com uma boa plataforma, é possível ganhar tempo para realizar outras atividades do dia-a-dia que podem enriquecer ainda mais a experiência dos atendimentos, como a divulgação através do marketing digital, capacitação de funcionários, melhorias em infraestrutura, dentre outros.  

Que é vantajoso implementar um consultório digital, você já sabe, mas quais são os passos que você precisa seguir para começar a usufruir de todos esses benefícios? 

 

clinica-digital

Como implementar uma clínica digital? 

Pensando em todas as etapas necessárias para montar seu consultório online, separamos alguns fatores importantes na hora de pôr em prática essa escolha: 

1) Adquira um software médico  

O software é o que dá suporte às tarefas administrativas e da rotina da clínica digital, como agendamentos, prontuários, receitas, atestados, dentre outros.  

É importante que o software seja fácil para que todos possam usufruir das suas funcionalidades e que concentrem informações diretas e objetivas. Além disso, precisa oferecer proteção de dados segundo a LGPD, pois a clínica digital trabalha com dados sigilosos dos pacientes.  

2) Implemente uma plataforma de consultas online  

O atendimento online pode trazer uma grande redução de custos para sua empresa e para o paciente, pois é possível uma economia em infraestrutura e em deslocamento 

Mas, para isso, é preciso encontrar uma plataforma que ofereça estabilidade e qualidade na videochamada entre médico e paciente.  

Isso garante o atendimento exclusivo e a atenção do atendimento presencial.  

Você sabia que é possível aliar o software médico à plataforma de atendimento?  

Existem soluções inteligentes para a sua clínica digital que concentram todas as funcionalidades em um único lugar, facilitando a digitalização da sua clínica e oferecendo um valor mais interessante na implementação de melhorias.  

3) Disponibilize agendamento online para os pacientes 

Se os seus pacientes tiverem a opção de agendamento pelo WhatsApp ou através de algum site, é a forma mais prática para todos! Dessa maneira, ele consegue visualizar os dias e horários disponíveis do profissional e escolher a melhor opção de agendamento para ele. 

Dessa forma, além de economizar tempo do paciente e do profissional, ainda pode reduzir custos e eliminar a contratação de um funcionário só para essa tarefa.  

Além disso, diminui os impactos que os cancelamentos podem causar na rotina dos atendimentos.  

4) Usufrua do e-mail marketing para criar uma relação com os pacientes 

Hoje em dia, as ferramentas de marketing digital não são mais exclusividade das grandes empresas.  

A fidelização de clientes, por exemplo, é uma das necessidades comuns às mais diferentes áreas, e não seria de outra maneira na área da saúde.  

Cuidar do momento pós consulta é vital para criar uma relação entre pacientes e profissionais da saúde, e existem muitas possibilidades através do e-mail marketing para reestabelecer esse contato. 

Dentre os principais conteúdos, podemos citar o envio de mensagens personalizadas como em datas relevantes, envio de orientações médicas para o dia-a-dia, pesquisas de satisfação, mensagens de campanhas de saúde coletiva, dentre outros.  

5) Crie conteúdo para os pacientes 

Um atendimento diferenciado vai além do momento da consulta. Além do conforto da telemedicina e do agendamento online, criar conteúdo pode ser uma forma de dicas e apontamentos importantes no caso de sintomas, além de tirar dúvidas recorrentes e comuns em relação à saúde física e mental.  

Antes de entrar em contato com um profissional de saúde, as pessoas costumam recorrer à internet como primeira fonte de informação sobre problemas de saúde.  

Diante dessa procura, a internet não é mais considerada vilã, muito pelo contrário, ela pode ajudar e fazer a diferença e ser uma grande aliada no diagnóstico 

Além disso, é importante para criar uma identidade da clínica e dos profissionais que fazem parte do seu time.  

Qual a forma mais fácil de implementar uma clínica digital?  

Ufa! São muitos fatores para levar em conta na hora de digitalizar a sua clínica, não é mesmo?  

Lembre-se: quem ganha com a digitalização da sua clínica é você e o seu cliente. Viabilizar o acesso à saúde de forma remota para pacientes é uma forma de trazer rapidez e eficiência para as consultas e atendimentos.  

Mas você não precisa pensar em tudo isso sozinho. É possível concentrar as informações de saúde de pacientes em uma única plataforma.  

Existem plataformas que oferece atendimento de telemedicina com consultas online, prontuário eletrônico, receituário digital e muito mais.

Gostou desse conteúdo? Então inscreva-se na nossa newsletter!

Para continuar a ler mais sobre inovação e tecnologia, acompanhe a gente no Instagram e no LinkedIn!

Receba nossas novidades