fbpx
Jacqueline Santos
  • Automação
  • Estratégia
  • Inovação

Quando pensamos em redes sociais, geralmente vem à mente interações com outras pessoas de lugares diversos e algum tipo de compartilhamento de informação. Apesar das redes sociais geralmente estarem associadas à informalidade, plataformas como o Github se tornam muito populares quanto à sua utilidade no dia a dia do desenvolvedor. 

Github é conhecido por esse nome por unir duas tecnologias: o Git, tecnologia desenvolvida para criação do Kernel, do Linux, e Hub, que foi um dos primeiros aparelhos a conectar computadores em rede para a troca de informações entre eles.  

Importância do Github para as empresas

Atualmente, o Github é uma peça fundamental no desenvolvimento de projetos das equipes. Com ele, é possível automatizar fluxos de trabalho e gerenciá-lo de qualquer lugar do mundo, ao mesmo tempo. Porém, não é só através do uso por equipe que é possível desfrutar dessa tecnologia. Existe uma série de opções de organização, como uma conta pessoal, repositórios para códigos abertos e outros diferenciais oferecidos apenas nas contas pagas. 

Além disso, cada pessoa que participa de um projeto consegue saber exatamente quais são suas atribuições, facilitando o trabalho de monitoramento, bem como a facilidade de compartilhamento de ferramentas e divulgação do conteúdo criado. 

Leonardo Aburesi, que é desenvolvedor do TIVIT Labs reforça a importância do Github no desenvolvimento de projetos: “Hoje em dia utiliza-se o GitHub como ponto de referência quando avaliamos uma tecnologia. Por exemplo, quando buscamos um framework para utilizar em projetos, consultamos seus respectivos repositórios dentro do GitHub para avaliar se é algo que muitas pessoas utilizam, possuem interesse, acompanham sua evolução etc, além disso é possível entender se existe uma comunidade ou organização empenhada em manter, evoluir e dar manutenção necessária para a tecnologia em questão. Ou seja, além de tudo, o GitHub também é utilizado como uma “biblioteca” de consulta para tomada de decisões.” 

Diferenciais e vantagens do Github

Quanto às vantagens individuais, o Github se torna um portfólio vivo de aprendizado e, por ser uma rede social, possui um feed, permite seguir pessoas, tecer comentários sobre projetos, dentre outras funções. Além de tudo isso que já mencionamos, conta com várias outras funcionalidades, listadas a seguir:

  • Wikis; 
  • Pull requests com comentário e revisão de código; 
  • Histórico de commits; 
  • Sistema de busca eficiente. 
  • Notificações por email; 
  • Documentação e controle de versões; 
  • Rastreamento de problemas; 
  • Arquivos do Photoshop podem ser vistos e comparados com versões anteriores; 
  • GitHub Pagespodem ser feitos pequenos websites dentro da plataforma; 
  • Espaço em comum usado por quase todos os desenvolvedores

Muito além do compartilhamento de linhas de código

No entanto, não só de códigos que vive o GithubApesar da maior parte do conteúdo se concentrar nisso, outros tipos de diretórios têm surgido devido à facilidade de se trabalhar em conjunto que a plataforma oferece. A rede social tem sido bastante utilizada, por exemplo, na escrita colaborativa de blog posts através do WordPress 

Além disso, outros usos que podem ser encontrados na plataforma são listas de conteúdos de diversas áreasmentorias, divulgação de vagas de emprego, fóruns de discussão a nível nacional e internacionaldentre outros.  

Para acompanhar outros conteúdos como esse, você também pode nos seguir no LinkedIn!

 

Receba nossas novidades