Camila Cacau
  • Estratégia
  • Interfaces Conversacionais
  • Ivi Virtual Employee
  • Produtividade
  • Seguros
  • Vendas

Quem trabalha em Seguradoras sabe que o dia a dia do setor não tem sido. Com a rotina corrida, fomentar a inovação em seguros muitas vezes fica em segundo plano.

Em meio à crise econômica, muitas seguradoras têm operado com equipes enxutas, e, para piorar, muitas ainda usam sistemas legados que exigem muito trabalho manual e tarefas repetitivas. 

O resultado? Corretores e profissionais de seguradoras acabam perdendo muito tempo em tarefas e  interações repetitivas. A verdade é que boa parte dessas pequenas tarefas poderiam ser facilmente automatizadas – trazendo mais produtividade e inovação para seguradoras.

Não é à toa que muitas corretoras estão apostando  em interfaces conversacionais, como chatbots e assistentes virtuais para automatizar a conversa com clientes e tarefas administrativas. 

Os clientes de seguros, por sua vez, cada vez mais querem ser atendidos com o mínimo de burocracia possível e de forma “self-service”. 

É aí que entram as assistentes virtuais como uma forma de inovação em seguros, com potencial para melhorar a experiência do cliente e a produtividade dos times das corretoras. 

Neste post, vamos explorar como a IVI Virtual Employee, colaboradora virtual desenvolvida pelo TIVIT Labs, pode te ajudar a automatizar diversos processos e alavancar a transformação digital no segmento. 

 

Por que investir em inovação em Seguros?

 

Investir em inovação em seguros significa integrar tecnologias e oferecer uma experiência conveniente e sem fricções ao segurado.

A abordagem de negócios multicanal, ou omnichannel, ficou conhecido no Varejo, cujas marcas foram pioneiras em adotar a flexibilidade de atendimento em canais digitais. Consumidores podem começar um atendimento via chatbot, continuar via e-mail e retomar via outro canal, por exemplo. 

No contexto das Seguradoras, a seguradora inovadora é aquela que consegue digitalizar o máximo possível o relacionamento com segurados, potenciais clientes e até fornecedores usando diferentes plataformas e canais.  

A ideia é usar ferramentas para unificar a comunicação e a troca de documentos e dados, e não apenas o atendimento e  suporte ao cliente, automatizando processos corriqueiros das seguradoras. 

 

Como a IVI Virtual Employee pode trazer inovação para sua seguradora

Bots e assistentes virtuais são ótimas aliadas para aumentar a produtividade da sua seguradora e fazer o seu time “estar em vários lugares ao mesmo tempo”.

Há uma série de tarefas que seguradoras podem automatizar com interfaces conversacionais, incluindo simulação de planos, abertura de sinistros e validação de dados.

A IVI Virtual Employee, especialmente, é muito mais que um simples chatbot. Muitos executivos podem achar que um bot inteligente serve apenas para responder perguntas simples dos clientes e segurados.  

Na realidade, a IVI foi desenvolvida com Inteligência Artificial e um framework de hiperautomação composto por Robotic Process Automation (RPA), IoT e outros itens que dão à IVI a capacidade muito maior de automação de processos em relação a chatbots comuns. 

Confira os benefícios da IVI para a estratégia de inovação em seguros e rotina de corretores e profissionais administrativos: 

 

Reduza as filas de atendimento

Com a IVI Virtual Employee, seu time pode responder a segurados, potenciais clientes e parceiros credenciados a qualquer hora do dia, todos os dias da semana e nos canais que forem mais convenientes. 

A IVI pode automatizar operações das mais simples às mais complexas, como enviar de informações sobre planos de seguros, dar entrada em pedidos e  solicitações de serviços. 

 Ao contratar a IVI, sua seguradora poderá escolher as atividades que gostaria de automatizar. Então, nosso time trabalhará junto ao seu nas integrações necessárias e na curadoria de conversas para tornar a IVI o mais útil possível para o seu time.

O processo todo de implementação da IVI  é feito junto ao time da seguradora. 

Em  vez de profissionais de seguros chegarem  no trabalho e se depararem com uma caixa de e-mail cheia de demandas “brutas”, com dúvidas corriqueiras e que muitas vezes nem são da sua  responsabilidade, podem contar com a IVI para uma triagem das solicitações e execução de atividades protocolares.  

Assim, a  IVI te ajudará  a aumentar a produtividade e diminuir o tempo de resposta ao cliente.  

 

Agilize o levantamento de dados do Segurado

O levantamento de informações do cliente para cotações costuma ser burocrático e demorado.

Qualquer corretor de seguros com alguns anos de experiência sabe que, com menos de uma dezena de perguntas, não conseguirá informações suficientes para montar uma proposta de seguro personalizada.  

Com a IVI, clientes podem enviar documentos e informações via chat em canais como WhatsApp, Facebook Messenger, e qualquer outro canal que a empresa quiser.  

Na conversa com seus clientes, a IVI já pode  validar documentos, efetuar cadastros e repassar informações para o responsável, quando necessário. Essa experiência self-service, além de ser muito conveniente para o cliente ou potencial segurado, economiza muito tempo do seu time.

 

Automatize cotações e vendas de Seguros Online 

Já pensou em iniciar uma conversa com um potencial segurado de forma totalmente online, usando apenas um chatbot no site da sua seguradora, por exemplo?  

A IVI consegue coletar e formatar dados para subscrição e análise, o que torna o processo de simular cotações e vender apólices muito mais rápido.

A IVI pode atuar como uma “secretária” dos corretores de seguros, sendo uma intermediária do contato com o cliente. Ela faz toda a análise de dados de forma automatizada, então o corretor de seguros atuará apenas na última milha, gerando a proposta. Esse processo é chamado de automação assistida.

 

Diminua a burocracia no processamento de sinistros 

 

A IVI conta com um framework completo de hiperautomação e por isso pode ser integrada a ferramentas de CRM, ERP,  planilhas e outros sistemas. Por isso, quando o assunto é gestão de sinistros, ela pode agilizar a abertura e acompanhamento de sinistros. 

Ela pode servir como um canal de notificação e abertura de Sinistros. A IVI consegue usar o mesmo Processamento Inteligente de Documentos para extrair dados de formulários de abertura de sinistros, coletar atestados, provas e fazer estimativas danos, atualizando em tempo real os arquivos e sistemas utilizados pelos corretores.

 

Inove em outras atividades do dia a dia com a IVI

 

Além dos exemplos citados acima, o dia a dia de seguradoras envolve muitas outras micro-tarefas manuais que podem ser automatizadas no atendimento ao cliente, como: 

 

  • Emissão de 2ª via de boleto no canal de preferência do segurado 
  • Localização de corretores próximos 
  • Busca de rede credenciada 
  • Agendamento de vistorias e serviços em geral 
  • Consulta de apólices  
  • Acompanhamento de  status das solicitações 
  • Envio de contratos com assinatura biométrica 

 

Contrate a IVI Virtual Employee e melhore sua operação

Sabemos que as seguradoras enfrentam muitos desafios para otimizar o trabalho em tempos tão voláteis. Se você sente que é hora de modernizar a sua seguradora e facilitar o trabalho do time, sem comprometer a produtividade, por que não testar a IVI Virtual Employee?  

Com ela, sua empresa pode se tornar referência em inovação em seguros.

Ela pode representar uma nova força de trabalho 100% digital para sua empresa – melhorando processos internos e o relacionamento com clientes e parceiros.  

CLIQUE AQUI para saber mais sobre a IVI Virtual Employee. Ou, se preferir, fale com um consultor do TIVIT Labs e peça uma demonstração da IVI 

 

Precisa de atendimento multicanal 24/7?

Conheça a IVI Virtual Employee
Saiba mais!

Receba nossas novidades