Camila Cacau
  • Automação
  • Estratégia
  • Inovação
  • Produtividade

Quando o assunto é Inteligência Artificial (IA), há um receio coletivo de que a automação de processos termine na substituição de profissionais humanos por máquinas dentro das organizações.

A verdade é que as máquinas vão substituir primordialmente tarefas repetitivas e burocráticas de profissionais – não importa o segmento de mercado.

Estima-se que o número de posições criadas pela IA vai ultrapassar e muito o número de posições perdidas para a automação até 2022.

Pense na sua organização:  com quantas novas ferramentas, microprocessos e tarefas burocráticas sua equipe tem que lidar todos os dias?

E se você pudesse usar a Inteligência Artificial para amplificar o trabalho estratégico e criativo do seu time?

Está ficando cada vez mais claro para gestores que investir na automação de processos é também investir nos próprios colaboradores em suas equipes.

Ainda tem dúvidas sobre isso? Saiba 5 benefícios diretos que a aplicação de sistemas e softwares de automação podem trazer para o seu time e organização.

 

O que é e para que serve a Automação de Processos?

 

Você consegue imaginar as dificuldades que teria no seu dia a dia se algumas coisas não funcionassem de maneira automática? Talvez você nem perceba, mas diversos serviços que utilizamos todos os dias já são automatizados há muito tempo.  

No ambiente industrial e corporativo, a automação já vem sendo utilizada há anos para substituir processos manuais, reduzindo riscos e o tempo necessário para que uma atividade seja finalizada.

Softwares de Customer Relationship Management (CRM), Enterprise Resource Planning (ERP), Logística e Customer Service já contam com diversos recursos de automação.

Eles facilitam a comunicação entre times, gestão de documentos, estoques e mercadorias e o relacionamento com o cliente, por exemplo.

 

 

Inteligência Artificial e Automação de Processos

 

Hoje, estamos vivendo uma nova fase da automação de processos. A IA possibilitou a criação de sistemas mais complexos, capazes de executar funções que, até pouco tempo atrás, não existiam. Exemplos do dia a dia são as assistentes de voz, como AlexaSiri e Google Assistente, que nos dão a possibilidade de encontrar informações e tomar ações sem mover um dedo.  

Em âmbito corporativo, softwares de Big Data são capazes de fazer análises, relatórios e previsões automaticamente a partir de milhares de fontes de dados.

Perceba que, quanto mais complexa a tecnologia se torna, mais facilidades ela traz para a vida das pessoas e empresas.

Líderes e gestores de diversos segmentos já entenderam os benefícios que a automação com IA consegue trazer a curto prazo. Alguns deles são a redução de custos operacionais e aumento de produtividade a partir do equilíbrio da força de trabalho humana e das máquinas 

Mais de 80% dos líderes das empresas pretendem acelerar a automação de processos em suas companhias nos próximos anos – World Economic Forum

Muitos, porém, ainda não conseguem ver que esse investimento não é mais algo a ser considerado para o futuro, e sim para o agora.

Não buscar soluções de automação hoje pode trazer defasagem nos processos e limitar a capacidade dos profissionais dentro da empresa – além de deixar sua empresa menos competitiva diante da concorrência.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, mais de 80% dos líderes das empresas pretendem acelerar a automação de processos em suas companhias nos próximos anos, e 50% dos colaboradores esperam ver a intensificação da automação em alguns cargos das empresas onde trabalham.

Ao integrar inteligência artificial aos sistemas internos, as empresas não estarão apenas otimizando seus processos: estarão também permitindo que seus colaboradores entreguem mais e estejam mais motivados no dia a dia.

Ebook: IA Conversacional: como utilizar para a automação de processos

Preencha o seu email e receba um eBook sobre IA conversacional gratuitamente!

Os impactos da automação de processos para as equipes

 

Mais produtividade

As tarefas manuais são propensas a falhas que resultam da falta de atenção aos detalhes e do cansaço causado pela repetição.  

Com IA, os softwares de automação podem processar grandes volumes de dados em um tempo muito menor comparado a um humano. 

Ao implementar a automação desse tipo de atividade, sua empresa ganha em agilidade, reduz a chance de erros e elimina a necessidade de retrabalho humano. 

Isso significa, então, que a inteligência humana perde seu valor com a automação?  

Na verdade, é bem o contrário. Livres da maior parte das funções burocráticas, os colaboradores podem usar a criatividade e o poder de raciocínio que só os humanos têm para manter o foco em atividades estratégicas e de maior relevância para o negócio.

A automação remove barreiras para que seu time supere as metas de produtividade. 

Tomando como exemplo a área de TI, em que os profissionais têm uma série de atribuições urgentes e complexas, os benefícios da automação já são bem explorados nas áreas de Help Desk e Service Desk.

Uma interface conversacional com IA pode prestar suporte aos colaboradores e encontrar a resolução ideal para problemas de diferentes níveis de complexidade. Ou seja: mais tempo para os funcionários de TI, melhor experiência para os colaboradores.  

 

Foco em estratégia e inovação

A conta é simples: com mais processos automatizados, mais tempo será gerado para quem vinha fazendo a atividade manualmente. E sabemos bem que tempo é um dos recursos mais importantes na rotina de um profissional que atua em uma equipe de alta performance.  

É comum ver funcionários talentosos acumulando a responsabilidade de executar tarefas rotineiras e de baixo impacto. Muitas vezes, eles precisam se dividir entre a execução das atividades operacionais e a participação em projetos de inovação.

Essa situação acaba sendo um empecilho para o desenvolvimento do colaborador e um desperdício de recurso intelectual para a empresa.  

Com as tarefas manuais, repetitivas e burocráticas sendo assumidas por uma ferramenta de automação, seu time pode se dedicar a atividades que trazem valor real para a empresa, como pesquisa, workshops, integração com outras áreas e o próprio desenvolvimento e capacitação individual dos profissionais.  

Além disso, os softwares mais avançados utilizam Inteligência Artificiapara gerar dados e informações em tempo realtrazendo novos insights auxiliando as equipes nas tomadas de decisão.  

Comunicação mais assertiva

Dentro do ambiente corporativo, são comuns os problemas gerados pela falta de alinhamento entre as diferentes equipes, ou até mesmo entre as pessoas do mesmo time. Isso pode acontecer mesmo nas empresas que investem em comunicação interna e canais como a intranet.  

Dificuldades como essas podem ser solucionadas por soluções de automação de processos como os chatbots corporativos e virtual employeescapazes de enviar documentos, relatórios e notificações para todos os funcionários, garantindo que todos recebam a mesma informação ao mesmo tempo. 

Com o uso dessas ferramentas, todos os funcionários passam a ter mais facilidade para acessar e compartilhar informações, já que elas estão centralizadas em um único lugar.  

As interfaces conversacionais também ficam à disposição para responder dúvidas dos funcionários a qualquer momento e já vêm sendo muito utilizadas dentro dos departamentos internos de TI e RH, por exemplo, trazendo impactos positivos para todos os colaboradores.  

Maior engajamento e motivação

Cuidar do bem-estar dos colaboradores vem se tornando uma prioridade das empresas. O setor de Recursos Humanos precisou se reinventar para atendar a demandas muito além dos processos burocráticos.

O novo RH tem a missão de promover uma cultura organizacional engajadora, no intuito de gerar identificação dos funcionários com a empresa para mantê-los motivados e, assim, reter os melhores talentos.  

Sua empresa pode adotar sistemas de automação para absorver uma grande parte do suporte de RH aos colaboradores. Chatbots e assistentes virtuais, por exemplo, podem resolver dúvidas e pendências sobre benefícios, férias, pagamentos e demais assuntos em questão de segundos 

A partir de integrações, é possível realizar esse autoatendimento via plataformas como o Microsoft Teams ou o Whatsapp, conforme a preferência do colaborador.  

Mas os benefícios vão além do atendimento online. Com Inteligência Artificial, é possível trazer a automação a outras atividades do RH, como recrutamento e onboarding, transformando a experiência do colaborador e contribuindo para o Employer Branding da sua empresa. 

 

Especialização e evolução profissional

 

Estudos indicam que a aplicação de IA nas empresas irá gerar uma maior demanda por mão de obra altamente qualificada no mercado nos próximos anos.  Estima-se que haverá um aumento de 50% nos cargos de alta qualificação em relação aos índices atuais.

Áreas como serviços corporativos e varejo estão entre as mais beneficiadas por essa evolução tecnológica.  

Essa tendência abre um leque ainda maior de possibilidades de crescimento profissional para os colaboradores dentro das empresas, com a criação de novas atividades profissionais e oportunidades.  

Um exemplo de função criada a partir da Inteligência Artificial é a de especialista em Machine Learning e Reinforcement Learning, profissional responsável por gerenciar as ferramentas que permitem que as máquinas aprendam de forma contínua e autônoma.  

 

Automação de processos no atendimento ao cliente

Todas as áreas dentro de uma empresa podem ser otimizadas com a Inteligência Artificial, com soluções que vão das mais simples às mais complexas.

Uma das áreas que já estão sendo radicalmente afetadas pela automação de processos é o Atendimento Digital ao Cliente. Mas isso é assunto para um outro artigo !

Para saber mais sobre esse assunto, baixe gratuitamente o eBook “AI Conversacional: como utilizar para automação de processos”!

 

Saiba mais sobre Automação de Processos com IA

Baixe o eBook sobre IA Conversacional
Baixe Gratuitamente

Receba nossas novidades